domingo, 20 de novembro de 2011

Comemoração ao Dia do Idoso


No dia primeiro de outubro comemora-se o dia internacional das pessoas idosas, sendo que a data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social. As pessoas idosas são aquelas com mais de sessenta e cinco anos, condição esta determinada pela Organização Mundial de Saúde, que os caracteriza como grupo da terceira idade.

No município de Buíque, idosos se reuniram para comemorar o seu dia. As secretarias de Assistência Social e de Saúde, em parceria com o SESC Ler organizaram eventos onde reuniram dezenas de pessoas da melhor idade e fizeram alusão à data, as quais aconteceram no Centro de Convivência de Idosos Monsenhor Kerle, que tem como diretora Adalcy.
A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizaram de profissionais da saúde onde repassaram alguns cuidados que se devem ter com a saúde nesta fase da vida, praticaram exercícios de alongamento, serviram lanches a base de frutas, além de oferecer atendimento de aferição de pressão, medição de glicemia, entre outros. Foi oferecido ainda tratamento odontológico deixando o ônibus de Saúde Bucal por um mês no Centro de Convivência dos Idosos Monsenhor Kerlle.
A Secretária Municipal de Ação Social, Chirley Paes, reuniu os idosos com toda a equipe do CRAS pela competente coordenadora Malba Vanessa, assistentes sociais, psicólogos e oficineiros ocupacionais. As pessoas da melhor idade foram orientadas que para envelhecer bem é necessário que pratiquem esportes de acordo com sua capacidade física, mantenham uma alimentação saudável e de qualidade, participem de programas de integração social, mantendo relacionamentos com outras pessoas de sua idade, pratiquem atividades produtivas, etc.
O momento também foi de descontração, brincadeiras, corte de cabelo, distribuição brindes e lanche. Todas as pessoas que participaram dos encontros se sentiram gratificadas por terem sido lembradas do seu dia. Alguns declararam que gestos simples com estes é que dão sentido à vida e aumentam a longevidade com saúde e otimismo. É preciso que sejam tratados com reverência e consideração, por serem mais velhos e por terem mais experiência de vida, aspectos fundamentais para a sua estabilidade emocional. Sendo assim, estando com o lado emocional equilibrado, a saúde mental será muito mais valorizada e proveitosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário